Até 5/3 | Inscrições para curso on-line e gratuito de curadoria em artes visuais

São seis módulos sobre prática curatorial e história e crítica de arte

A plataforma educacional Curadoria em Artes Visuais (CAV) oferece 60 vagas para o curso on-line e gratuito “Curadoria em Artes Visuais”, que ocorre de 13 de março a 21 de abril, de segunda a sexta, das 19h às 23h. Cada semana consiste em um módulo: História da Arte Cearense (13-17/3), com Carolina Ruoso; Crítica de Arte (20-24/3), com Pollyana Quintella; Curadoria Contemporânea (27-31/3), com Ué Prazeres; Expografia (3-7/4), com Aline Ambrósio; Projeto Curatorial (10-14/4), com Ana Cecília Soares; e Seminário de Curadoria (17-21/4), com Bitu Cassundé, Cecília Bedê, Merremii Karão Jaguaribaras, Fábio Rodrigues e Isadora Ravena. Inscreva-se até 5 de março por este formulário. Os selecionados serão divulgados em 10 de março no Instagram do CAV.

Veja também:
>> série Por que Arte?
>> “O grifo como inscrição poética: Curadoria em seu próprio tempo“, por Roberta Roque

O curso é uma formação básica em curadoria, reunindo conteúdos técnicos, teóricos e práticos com o objetivo de capacitar profissionais para atuar no circuito de arte. De acordo com os organizadores, entre os critérios de seleção está a “diversidade de etnias, raças, classes, gêneros e sexualidades”, além do intuito de abranger “pessoas de diferentes idades, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e pessoas em estado de vulnerabilidade social”, de modo a trazer “uma multiplicidade de corpos e perspectivas vitais”. As referências do curso enfatizarão autores contemporâneos, obras brasileiras e o pensamento decolonial. 

Os professores são todos profissionais dos campos da arte, da curadoria e da crítica – Carolina Ruoso é professora de Teoria e História da Arte na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Pollyana Quintella é curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo; Ué Prazeres é artista e curadora independente; Aline Ambrósio é arquiteta, designer, curadora e produtora; Ana Cecília Soares é jornalista e curadora; Bitu Cassundé é curador, educador e pesquisador; Cecília Bedê é pesquisadora e curadora; Merremii Karão Jaguaribaras é artista visual e pesquisadora; Fábio Rodrigues é professor da Universidade Regional do Cariri (Urca); Isadora Ravena é artista e curadora. O CAV tem coordenação do curador e crítico de arte Lucas Dilacerda.

Autor

Compartilhe esta postagem:

Participe da conversa