Por que Arte, Alice Lara?

“Eu quero sentir coisas além do meu pequeno mundo, ter novas sensações, produzir novos sentires”

Em Por Que Arte?, artistas brasileiros são convidados a responder um questionário sobre os sentidos da sua prática. A série é publicada no Instagram da Úrsula e aqui no site, antes lá ou antes cá.

Nesta postagem, trazemos a artista visual Alice Lara.

Por que fazer arte?

Por que não fazer arte? Sem romantização, tem como não fazer arte? Tem algum lugar do mundo que não tenha alguém fazendo arte? Vivendo, sentindo, produzindo visualidade? Vivemos num mundo capitalista que precisa de motivações para nossas necessidades mais primárias, como nos afetuar e fazer arte, então só penso no fazer artístico como uma coisa natural que está em todas as comunidades humanas. Não há viver humano sem arte.

O que você quer quando cria?

Eu quero sentir coisas além do meu pequeno mundo, ter novas sensações, produzir novos sentires, olhar para lugares que eu não conseguiria olhar sem meu trabalho.

O que você espera do público?

Um olhar respeitoso para minha obra e para o sujeito que sou. Acho que a partir daí podemos nos conectar ou pelo nos comunicar, mesmo que não exista um gosto pessoal no processo.

Do que precisa a arte brasileira?

De políticas públicas, de descentralização do eixo Rio-São Paulo, de investimento, de respeito e reconhecimento material e imaterial dos artistas. Precisa de descentralização de renda, que está na mão de poucos, e de transparência financeira.

Indique cinco artistas contemporâneos

Sergio Gugel, Nayò, Isabela Santos, Marcia Falcão, Hal Wildson.

Autor

Compartilhe esta postagem:

Participe da conversa