Esta dissertação é um relato poético de um processo que aborda a práxis de um drama com enfoque pedagógico na utilização da estratégia da ambientação cênica para a efetividade no processo de ensino-aprendizagem no ensino do teatro. O drama em questão foi aplicado no quinto ano do ensino fundamental I, da Escola Municipal Arthur Campos Mello, localizada na cidade de Dourados/MS, durante o segundo semestre de 2022 e partiu do pré-texto A Vendedora de Fósforos (1848), de Hans Cristian Andersen. Em todos os episódios, a ambientação cênica é verticalizada durante o processo de drama e encontra correlações com a teatralidade, proporcionando a ocorrência da imersão e a experiência no processo. Os conceitos de ação, espaço e lugar, e seus entrecruzamentos com a ambientação cênica e a teatralidade são concepções explorados nesta pesquisa. Para dar suporte a discussão e análise apresentadas faz-se o uso de autores como Biange Cabral, Wellington Paula, Ariane Barros, Tharyn Freitas, Jorge Bondía e Josette Féral.