A resistência inerente à cultura afrolusófona

Uma homenagem musical à memória de Sara Tavares

Salvador, Bahia | imagem: Icaro Mello

Voltamos de um longo hiato com uma viagem transcontinental. A playlist Afrolusófona é um percurso sonoro e musical por culturas de matriz africana – ou influenciadas pela cultura africana – que se expressam através da língua portuguesa ou por línguas criolas com influência do português.

A playlist traz artistas negros brasileiros, cabo-verdianos, angolanos, guineenses e portugueses (e alguns parceiros e parceiras não negros) afirmando suas raízes africanas e afrodiaspóricas e evidenciando as suas especificidades pós-coloniais, sejam elas marcadas pelas feridas da herança colonial ou pelo orgulho de sua resistência. Com contextos sociais e identidades tão diversas, é possível ouvir, em nossa seleção, uma linha comum entre artistas tão diferentes, e resgatar um ideal de esperança e afirmação de múltiplas subjetividades, potenciais criativos e desejos de um mundo mais igualitário.

O nosso percurso desse mês é uma homenagem à cantora portuguesa, de ascendência cabo-verdiana, Sara Tavares, falecida em 19 de novembro desse ano, após uma longa batalha contra o câncer.

Viva a música africana e afrodiaspórica. Viva Sara Tavares.

Autor

  • Poeta, historiador, produtor de conteúdo, produtor cultural, curador e seletor musical conhecido como Ico. Bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP), realiza pesquisas voltadas ao patrimônio e memória, além de se aventurar constantemente na história da literatura de ficção científica. É obcecado em escrever, desenhar e fazer playlists.

Compartilhe esta postagem:

Participe da conversa