Registro do Rei

Fotobiografia traz registros raros do percurso de Pelé e depoimentos que tangenciam sua história — inclusive o aproximando a Andy Warhol

As lentes do fotógrafo Domício Pinheiro captaram o momento glorioso de Edson Arantes do Nascimento na Copa de 1970, no México. A imagem registra a comemoração de Pelé após marcar o gol contra a Itália, na final do mundial. Na cena, o maior jogador de todos os tempos revela a sua euforia e parece desacreditar do momento mágico que estava vivenciando. Ele salta, como um pássaro, e fica por alguns milésimos de segundo parado na atmosfera. Por fim, a majestade do esporte bretão anuncia a sua grandeza ao golpear o ar com um soco.

Essa imagem é um dos destaques do livro Pelé 70, publicação de 160 páginas que relembra momentos importantes da trajetória do rei, dentro e fora das quatro linhas. O livro apresenta 84 imagens do jogador, sendo que algumas são verdadeiras relíquias. O próprio Pelé ficou surpreso com o acervo fotográfico do livro. “Tinha imagens tão pouco conhecidas que nem eu lembrava mais. Estava folheando o livro com meu filho, tinha uma foto em que eu aparecia saltando para cabecear e ele disse que eu jogava com molas nas chuteiras”, disse rei do futebol sobre o livro.

A obra foi idealizada por José Luiz Tahan, da editora Realejo, e Pedro Saad, da Brasileira. Essa tabelinha surgiu há três anos, quando eles projetaram a hipótese de criar uma obra para prestigiar o aniversário de 70 anos do Pelé, que será comemorado no dia 23 de outubro, e os 40 anos da conquista do tri-campeonato mundial. Segundo Tahan, “nós realizamos um vasto trabalho de pesquisa em bancos de imagem de várias partes do país. O critério para a seleção das fotos foi baseado em movimentos consagrados do jogador, as conquistas profissionais e o cotidiano”.

Ainda de acordo com ele, “o Pelé acompanhou o desenvolvimento do projeto desde a fase inicial e foi muito atencioso com a nossa proposta. O aval do rei do futebol serviu de estímulo para a realização deste trabalho”.

O livro também traz depoimentos de personagens que testemunharam a ascensão do ex-camisa 10 da seleção brasileira e Santos FC. É o caso do Pepe, ex-jogador e companheiro de Pelé no time de Vila de Belmiro. Ao lado de Mengálvio, Coutinho e Dorval, eles formaram a geração mais gloriosa do futebol brasileiro. Pepe relembrou o dia em que conheceu o rapaz de Três Corações (MG), que alguns anos mais tarde iria se consagrar como o maior jogador de todos os tempos:

“Ele trajava um terno azul-marinho, estreando as calças compridas e vinha de Bauru trazido pelo ex-jogador da Seleção Brasileira, Waldemar de Brito. Discretamente e a sós, Waldemar me confidenciou que ali estava uma grande promessa do futebol brasileiro. Senti firmeza no aperto de mão do garoto e, principalmente, no seu olhar. Não era, em absoluto, um olhar de timidez, mas sim de um futuro campeão transmitindo serenidade e confiança. E deu no que deu! O resto vocês já sabem. Principalmente as redes e os goleiros. Ave Dico! [apelido de Pelé].”

Além de Pepe, o livro reúne depoimentos de Roberto Muylaert, Xico Sá, José Roberto Torero e Michel Laurence. “Eu gostei muito do texto do Xico Sá, que propõe uma relação entre o Pelé e o pop, a partir do encontro do jogador com o pintor americano Andy Warhol”, destaca Tahan.

A publicação, com versão em português e inglês, foi lançada com dez subcapas distintas, cujas fotos você pode conferir ao pé da matéria. Os produtores, segundo Tahan, pretendem, agora, atrair a participação da iniciativa privada: “as empresas poderão customizar tiragens, acima de mil exemplares, e imprimir o logo na subcapa. Nós vamos oferecer um plano de atendimento para os setores empresariais que tenham interesse em investir nessa publicação”.

Autor

Compartilhe esta postagem:

Participe da conversa