AtualidadesNotícias

Zingu!, revista sobre o cinema brasileiro, disponível on-line

A revista Zingu!, dedicada ao cinema nacional, produzida entre outubro de 2006 e setembro de 2012, está agora com todas as suas edições disponíveis para acesso. Quase todas já estavam no acervo, as que faltavam foram publicadas por agora: mais cedo nesse ano, a 36; na semana passada, a 38 e a 39. No total são 54 números, cheios de dossiês sobre profissionais do nosso audiovisual, em entrevistas e artigos.

Idealizada por Matheus Trunk, editor-chefe das edições 1 a 30, a Zingu! contou com edição de Gabriel Carneiro (31 a 40) e de Adilson Marcelino (41 a 54). Em 2010, recebeu o prêmio Cinema do Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (Ibac), “pela arqueologia do cinema brasileiro não oficial, particularmente na pesquisa realizada sobre obras do Cinema da Boca e do cinema carioca de consumo popular”.

Úrsula pediu a Gabriel Carneiro destaques dos conteúdos da Zingu!. O pesquisador e cineasta disse: “Eu sempre acho que o mais bacana são as entrevistas, bem longas e abrangentes. E temos várias entrevistas com figuras que, infelizmente, não estão mais entre nós, como Mojica, Alfredinho Sternheim, Ênio Gonçalves, Galileu Garcia, Claudio Cunha, Canarinho, além do Carlão [Carlos Reichenbach] e do Índio“.

Redação

Um comentário sobre “Zingu!, revista sobre o cinema brasileiro, disponível on-line

  1. Bem, conheci a revista através de uma entrevista com o Gabriel Carneiro que muito me honrou. Soube agora de outros envolvidos aos quais estendo minhas felicitações pelo empenho e amor ao cinema.

Participe da conversa