Redação | Blog

Ouça a nova "Creep" de Thom Yorke e mais 13 versões

O vocalista do Radiohead Thom Yorke | imagem: Angela N.

O músico Thom Yorke, vocalista da banda britânica Radiohead, lançou nesta terça 13 de julho de 2021 uma nova versão de um clássico do grupo: Creep, do álbum Pablo Honey (1992). Para acompanhar o lançamento, fizemos essa playlist com 15 encarnações da música: a original e a mais nova abrem e fecham a lista; entre elas, há versões instrumentais, recriações em outros estilos, composições com expressam sonoridades e sentimentos muito próprio em relação à fonte.

Chamada de Creep Very 2021 Rmx, o lançamento foi criado por Yorke no começo do ano para um desfile de moda no Japão, em que foi apresentada uma coleção do designer Jun Takahashi. Sem guitarra (nem mesmo as palhetadas distorcidas antes do refrão, colocadas lá porque o guitarrista Jonny Greenwood não gostava da música e queria estragá-la — mas fez a cara da canção) e piano, a versão vem com violão acústico e sintetizadores, em um crescente que acompanha a emoção na voz do cantor. Você também pode ouvi-la neste clipe com desenhos de Takahashi ou no vídeo do desfile.

Nossa playlist Creep Many tem várias “regiões”. As faixas 2-3 são instrumentais (piano, cordas); 5-6 são faixas com violão e voz feminina, bem próximas à original; 7-11 levam Creep ao jazz e ao reggae, dando malícia e alegria (acredite!) a uma faixa tão marcada pela tristeza; por fim 12-14 são as criações que pensamos mais distintas, com recursos eletrônicos e coro.

Gostou? Que outras versões você acrescentaria?

Participe da conversa