Você vai conhecer o homem dos seus sonhos

Pode-se dizer que Woody Allen é um cineasta de projeto: há uma coerência em sua filmografia, tanto em termos de roteiro quanto de opções estéticas. No entanto, dentro de uma obra extremamente vasta esse projeto apresenta pontos altos e baixos e filmes mais e menos representativos do estilo do diretor e seu último trabalho Você vai conhecer o homem dos seus sonhos se encontra na média.

É inegável que é um filme característico de Allen: estão ali os personagens levemente neuróticos e bastante identificáveis, as exposições pessimistas e filosóficas disfarçadas de sarcasmo, a radiografia das relações humanas e a eterna sensação de que caminhamos como cegos em um mundo sem sentido. Mas se os filmes do diretor podem ser medidos por uma ‘escala da ironia’ ,em que se encontra de um lado dramas como Match Point ou Crimes e Pecados e de outro comédias inveteradas como Noivo Neurótico Noiva Nervosa, ou mesmo o anterior Tudo pode dar certo, este está bem no meio.

Não que a indecisão ou um certo aspecto de tragicomédia não tenha sido bem trabalhado por Allen, Vicky Cristina Barcelona e mesmo Manhattan são bons exemplos, mas aqui falta carisma aos personagens. Podemos sem dúvida nos relacionar com eles, mas eles são demasiado normais para funcionarem no universo absurdo de Woody Allen onde a falta de sentido levada ao extremo pede por neuroses também exacerbadas. É preciso excluir a personagem de Hellen Mirren, deliciosamente caricata em suas roupas, modos de falar e desespero.

Dessa forma, Você vai conhecer o homem dos seus sonhos é um filme mediano para Woody Allen, o que não deixa de torna-lo acima da média de muitas produções, mas o diretor parece desfilar um rol grande demais de tipos (o artista medíocre e sua esposa frustrada, o idoso que se recusa a envelhecer e sua garota troféu, a jovem exótica da janela da frente…) que se perdem e não têm tempo de desenvolver seu potencial, seja este cômico ou dramático, terminando por criar um filme extremamente realista, opção que dilui a principal característica do diretor: a crítica pelo exagero.

Porém, Woody Allen é conhecido por alternar filme de grande força com outros menores e seus dois últimos trabalhos, os já citados Vicky Cristina Barcelona e Tudo pode dar certo foram excepcionais dentro do estilo do diretor. Assim, Você vai conhecer o homem dos seus sonhos parece-se com Scoop ou outros filmes de Woody Allen que não deixam de ser bons, e este traz um elenco notável, mas estão longe de ser memoráveis.

 

Autor

Compartilhe esta postagem:

Participe da conversa